sábado, 27 de agosto de 2011

Bela adormecida


Ao contrário do que, muitos pensam, o sono não é uma atividade passiva. O nosso cérebro trabalha com força total durante este período, pois é nessa fase da vida que estamos aprendendo coisas, selecionando o que deve ficar namemória e o que pode ser jogado fora.


Dormindo Melhor

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. A partir da análise de 2.800 pessoas, os resultados mostraram que cerca de 65% das pessoas relataram que sua qualidade de sono foi boa ou muito boa e o tempo médio diário de sono foi 7,5 horas, incluindo cochilos. Os mais velhos, de 100 anos ou mais, eram 70% mais propensos a relatarem uma boa qualidade de sono do que os participantes mais jovens, de 65 a 79, após controle de variáveis como as características demográficas, socioeconômicas e de saúde. Em contrapartida, quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer do que aqueles que não tem o problema. É o que mostra a pesquisa do National Heart Lung and Blood Institute, dos Estados Unidos, que envolveu mais de 2.200 participantes, apresentada este ano na 24ª reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, no Texas. Mas a falta de sono costuma ser um problema? Às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão para resolver este drama.



Algumas dicas




Travesseiro, o melhor amigo
Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material de que ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para dormir é de lado. Assim, a coluna fica longe das dores e os músculos também.

Nesse caso
A altura do travesseiro tem que ser igual a distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

Até ele se aposenta
O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele. Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta
É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.



Travesseiro: certo e errado



De lado (Certo): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

De lado (Errado): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido. (faça um bom alongamento antes de deitar)

Barriga para cima (Certo): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi-flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Barriga para cima (Errado): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto, porque aí a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. A regra de não dobrar, aliás, é válida para todas as pessoas.

 

Dicas para dormir bem

Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:

+ Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

+ Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

+ Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.

+ Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

 

+ Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.

+ Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

+ Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

+ Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

+ Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.

 

Distúrbios do Sono

Bruxismo (Ranger de Dentes)
Neste distúrbio há um contato firme e fricção das arcadas dentárias, pode ocorrer também durante o dia, as vezes pode causar dores de cabeça, dificuldades para engolir e falar, sonolência diurna e insônia à noite. Este problema surge em qualquer idade, sendo mais comum na infância e na adolescência.

Enurese Noturna
Urinar na cama após os três anos de idade, é chamado de enurese. Pode ser causada por problemas físicos (neurológicos, hormonais, genitais), psicológicos (nascimento de um irmãozinho, véspera de prova escolar, competições, encenações) e genéticos. O tratamento é baseado no tipo de enurese e na sua causa.

Insônia
Insônia é a diminuição total ou parcial da quantidade de horas de sono ou da sua qualidade durante a noite. Ela pode levar a sonolência diurna, prejudicar o rendimento no trabalho e na escola, causar acidentes de trabalho e de trânsito ou afetar o humor e os relacionamentos. Há três tipos de Insônia:

Ocasional - aparece e desaparece de tempos em tempos, são comuns devido a estresse, doenças agudas, trabalhos em turnos, ingestão de cafeína, álcool e nicotina;

 

Transitória - dura em média 3 a 4 semanas, surge devido a causas graves como perdas, traumas emocionais, hospitalização ou dor;

Crônica - persiste no mínimo por três noites de uma semana num período superior a um mês, normalmente está associada a doenças físicas ou emocionais, como problemas cardiovasculares, hipertireoidismo, asma, mal de Parkinson, depressão e outras, também pode estar associada ao consumo de álcool ou de drogas ilícitas.

Pesadelo
É o sonho com medo e ansiedade, o paciente lembra de forma detalhada quando acorda-se, muitas vezes durante o pesadelo o paciente se debate, se agita e tem um sono tumultuado, quando este distúrbio é freqüente em crianças, ela pode adquirir medo de dormir e podendo vir a gerar insônia.


O que é Apnéia do Sono?
É um distúrbio do sono, no qual a pessoa para de respirar com freqüência quando encontra-se dormindo. As pessoas que sofrem de apnéia deixam de respirar muitas vezes na noite e como resultado a pessoa não obtém o oxigênio que seu corpo necessita e não consegue repousar adequadamente.
A apnéia do sono é um transtorno sério?

Sim, se não tratada adequadamente, as pessoas que possuem apnéia podem vir a ter problemas cardíacos a até um ataque cardíaco.
Ela também pode ocasionar:

+ Sonolência excessiva durante o dia
+Falta de concentração
+ Baixo rendimento de compreensão e memória
+ Riscos maiores de acidentes no trânsito ou manejando máquinas pesadas

 

Quais os sintomas da apnéia do sono?
Alguns sintomas poderão ser observados pelo paciente ou pelo companheiro(a):

+ Sono agitado
+ Ronco alto, forte e irregular, seguido de pausas respiratórias
+ Sonolência ao volante do automóvel, com leituras ou assistindo televisão
+ Sonolência diurna e no trabalho
+ Dores de cabeça ao acordar
+ Cansaço excessivo
+ Irritabilidade, humor instável
+ Ansiedade ou depressão
+ Diminuição da libido sexual
+ Transpiração excessiva no sono
+ Acordar-se sentindo falta de ar ou se engasgando
+ Necessidade de ir muitas vezes ao banheiro para urinar à noite

Nem todas as pessoas que são portadoras de apnéia do sono possuem todos estes sintomas, tampouco todas as pessoas que possuem estes sintomas são portadoras de apnéia do sono. Porém se você conhece pessoas que possuem estes sintomas - especialmente se possuem mais de um deles - consulte um especialista em distúrbios do sono.

 

Se tenho apnéia do sono, o que devo fazer?
Através de um estudo do sono será possível determinar se você é portador de apnéia. Inicialmente procure seu médico, este o encaminhará a um especialista, onde em um laboratório do sono através de um exame de polissonografia, você será observado enquanto dorme. Técnicos especializados observam, documentam seu sono e se você pára de respirar. Com o resultado desta análise será possível constatar se a pessoa é portadora de apnéia do sono, este exame determina que tipo de apnéia a pessoa e também qual o tratamento a ser realizado.

Que se pode fazer para corrigir a apnéia?
Até pouco tempo acreditava-se que a cirurgia era a melhor solução para resolver os problemas de apnéias. Em alguns casos a cirurgia é indicada, mas hoje existem outros tipos de terapias, sendo que a mais moderna é o CPAP (Pressão Positiva Contínua de Ar).

O que é o CPAP?
É o tratamento mais receitado para a apnéia do sono. O CPAP envolve a colocação de uma máscara sobre o nariz, esta conectada por um tubo (traquéia) ao aparelho propriamente dito. Quando o paciente vai dormir, coloca a máscara sobre o nariz e liga o aparelho, este envia uma corrente de ar contínua e suave através do nariz até a garganta, mantendo assim as estruturas da garganta abertas e impedindo que estas se fechem e bloqueiem a passagem do ar, evitando a apnéia.

 

sarah

Síndrome das Pernas Inquietas
É caracterizada da sensação de cansaço e peso nas pernas, a sensação desagradável faz com que o paciente sinta a necessidade de mover constantemente as pernas. Possui ainda inquietude motora, os sintomas pioram durante o repouso e aliviam com as atividades motoras. Este distúrbio tem início em qualquer idade.

Sonambulismo
Neste distúrbio o paciente começa a se mexer durante o sono, senta-se de repente na cama, movimenta-se, levanta-se e sai andando ainda dormindo. Isto pode durar menos de um minuto a mais de meia hora. Este distúrbio é mais comum em crianças e do sexo masculino e com relação de história familiar da doença, cerca de 20% das crianças com 8 anos de idade podem ter episódios anuais de sonambulismo, porém quando estes episódios forem freqüentes deve-se procurar um especialista em sono.

Sonilóquio (Falar Dormindo)
O paciente emite sons que não dá para compreender, ou palavras isoladas, frases incoerentes e sem lógica, ou muitas vezes frases claras, ele não se lembra de nada no dia seguinte, dura em geral menos de um minuto, quando ocorre com freqüência deve-se procurar tratamento especializado.

Sonolência Excessiva Diurna
A sonolência excessiva pode ser causada não só por uma noite mal dormida, mas também por problemas como depressão (tristeza profunda, desânimo, nervosismo), síndrome da apnéia do sono (parar de respirar no sono), narcolepsia (crises incontroláveis de sono em qualquer lugar, dirigindo, comendo, ouvindo). A sonolência diurna pode prejudicar a atenção, a concentração, o humor e até os relacionamentos familiares.
 
Terror Noturno
O paciente que dormia tranqüilamente senta-se de forma abrupta na cama e grita intensamente; pode falar, suspirar, gemer ou chorar, ficando ansioso ou em pânico (terror), olhos arregalados, transpirando muito, com o coração e a respiração acelerados, leva de 5 a 10 minutos até o despertar completo, o paciente não se lembra de nada, voltando a dormir calmamente. Os tratamentos são recomendados quando a freqüência é alta e os episódios duradouros.

Diagnóstico e Tratamento


Os diagnósticos dos distúrbios do sono são obtidos através do exame de polissonografia. Esse procedimento é realizado no laboratório do sono durante a noite (sua duração é de cerca de oito horas). Durante o exame, o paciente é devidamente monitorado e acompanhado por um técnico.

Os tratamentos variam de acordo com o resultado do exame. Em geral, o médico opatará por um ou mais dos seguintes procedimentos, que serão devidamente acompanhados durante toda a sua duração:

+ Tratamentos com aparelhos respiratórios (CPAP);
+ Tratamento com protese intra-oral (aparelhos dentarios especificos para ronco);
+ Tratamento cirúrgico;
+ Tratamento medicamentoso.
 

Sonhos

O que são? 
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Sonho e Freud


Foi em 1900, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos, que Sigmund Freud (1856-1939) deu um caráter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

 

Sonho e Jung

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), baseado na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Ou seja, alguém masculinizado pode sonhar com figuras femininas que tentam demonstrar ao sonhador a necessidade de uma mudança de atitude. Na busca pelo equilíbrio, personagens arquetípicas interagem nos sonhos em um conflito que buscam levar ao consciente conteúdos do inconsciente. Entre essas personagens, estão a anima (força feminina na psique dos homens), o animus (força masculina na psique das mulheres) e a sombra (força que se alimenta dos aspectos não aceitos de nossa personalidade). Esta última, nos sonhos, são os vilões. Um aspecto muito importante em se atentar nos sonhos, segundo a linha junguiana, é saber como o sonhador, o protagonista no sonho (que representa o ego) lida com as forças malignas (a sombra), para se averiguar como, na vida desperta, a pessoa lida com as adversidades, a autoridade e a oposição de idéias. Jung aponta os sonhos como forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individuação.

Abordagem psicológica

Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma "fotografia" do inconsciente. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diriamos que elas não sabem falar. Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura, sua gramática, etc). O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os símbolos. Utilizando-se do conceito de "complexos" e do estudo dos sonhos e de desenhos, Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibili


Mitos e Verdades

A falta de sono pode ser uma fator que contribui para o surgimento de várias doenças. A ausência de um sono reparador pode ser tão importante para o surgimento do diabetes quanto a má alimentação e o sedentarismo. Conheça algumas crenças sobre o sono e saiba o que é mito e o que é verdade.

Noites insones estão associadas a alguns dos mais comuns e perigosos distúrbios da vida moderna, tais como: a hipertensão, o infarto, o derrame e a depressão. Em doenças metabólicas, como a obesidade e o diabetes, dormir mal é um fator causal tão danoso quanto não se alimentar de forma equilibrada e não praticar exercícios físicos.

As pesquisas mais recentes nos permitem classificar a falta de sono como fator de risco isolado para uma série de doenças.

 

+ Mito - Ver TV ajuda a pegar no sono.
A TV pode até atrasar o sono (excitação dos programas, os estímulos visuais e sonoros contribuem para isso). Quando se dorme com o aparelho ligado a qualidade do sono se torna ruim devido aos microdespertares que a mudança do som e da luminosidade que ocorrem frequentemente. Se você não consegue largar o hábito pelo menos acostume-se a programá-la para que ela se desligue sozinha (as TVs mais novas geralmente possuem esse tipo de recurso). Calcule mais ou menos quanto tempo você vai demorar para pegar no sono e coloque esse tempo aproximado na configuração dessa função.

+ Mito - Beber um taça de bebida alcoólica (uísque ou vinho) antes de dormir ajuda a garantir uma boa noite de sono.
O álcool pode até ser um bom indutor do sono, mas ele suprime a importante fase de REM (rapid eye moviment, a fase em que normalmente sonhamos) e ainda pode piorar uma eventual apnéia. O sono é incompleto e de má qualidade.

+ Depende - Banho quente ajuda a ter sono.
A chegada do sono coincide com a queda da temperatura do corpo. O banho quente pode retardar esse processo. Contudo, o banho morno, considerado o ideal, relaxa.

+ Depende - Ler na cama é bom para ter sono.
Para alguns funciona como um indutor do sono. Para outros a leitura tem o efeito contrário. Pode despertar e o leitor que passará a noite em claro, lendo.

+ Às vezes - Beber um copo de leite antes de ir para cama ajuda a dormir melhor.
O leite possui o aminoácido triptofano que participa da produção do neurotransmissor serotonina, que causa a sensação de bem-estar. Só que nem sempre


+ Mito - Programar o despertador para tocar várias vezes pela manhã.
Para que se despertando aos poucos, ajuda a prolongar o repouso.
O sono particionado assim torna-se superficial, e não reparador.

+ Mito - Fazer exercícios à noite cansa o corpo e descansa a mente. O que faz dormir melhor.
O exercício físico precisa ser praticado até três horas antes de dormir para não tumultuar o sono. Menos do que isso pode deixar o organismo excitado.

+ Verdade - Comer antes de dormir faz mal.
A digestão não deixa o organismo reduzir o metabolismo, condição necessário para a pessoa aprofundar no sono.

+ Verdade - Uma boa noite de sono significa sonhar.
Sonhamos sempre que estamos na fase REM. E passamos por ela entre quatro a seis vezes por noite.

+ Não necessariamente - Lembrar-se do sonho é sinal que a pessoa teve uma boa noite de sono.
Se a pessoa acordar fora da fase REM ela tem 7% de chance de se lembrar do sonho. Se ela acordar em uma fase REM ou até 20 minutos após ela ele passa a ter 80% de chance de se lembrar do sonho. Portanto, se um indivíduo tiver a sensação que sonhou a noite inteira, isso pode significar que essa pessoa acordou várias vezes durante as fases REM e provavelmente não teve um sono de qualidade.

Fonte: Revista Veja
 

Curiosidades

Você se lembra do que sonha? Sonha todas as noites? Mesmo se respondeu "não" a alguma das perguntas, saiba que todo mundo sonha. E muito! Segundo o site norte-americano Dream Moods, passa-se entre uma ou duas horas sonhando por noite, e os homens sonham mais com homens, enquanto mulheres sonham igualmente com homens e mulheres. Conheçaessas e outras curiosidades sobre sonhos.

Passamos um terço da vida dormindo.

Quando chega à meia-idade, uma pessoa passou cerca de seis anos sonhando, o que significa mais de 2100 dias.

Os sonhos existem desde o registro da humanidade. No Império Romano, sonhos importantes eram submetidos à análise e interpretação do Senado.

Todo mundo sonha, sem exceção. O fato de uma pessoa não se lembrar dos sonhos não significa que não tenha sonhos

 

 

 

 

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário