segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Drogas.


A droga pode causar, uma desgraça em nossas vidas, então vamos ficar informadas e saber um pouco mais sobre o assunto?

O que são drogas?

Entende-se como droga as substâncias ou produtos que, quando aplicados ou administrados no organismo, podem modificar o seu funcionamento, a maneira como está trabalhando. Algumas destas substâncias podem ser úteis em situações em que o corpo não funciona bem. Nestas situações, drogas corretamente receitadas por médicos, os chamados medicamentos ou remédios, ajudam a aliviar dores ou a curar doenças. No entanto há também as drogas popularmente conhecidas como "tóxicos". Estas também modificam o funcionamento do organismo, porém de forma descontrolada e imprevisível, o que causa danos e alterações a todo o corpo, em especial ao cérebro. As drogas psicotrópicas são as que provocam dependência, ou seja, quem faz uso deste tipo de substância sente necessidade psíquica e/ou física de usá-la novamente, o que caracteriza o vício.

Maconha:
A maconha é uma planta, de nome científico Cannabis sativa, também conhecido como marijuana ou marihuana. Apesar de sua origem natural, há mais de 400 substâncias químicas identificadas em sua composição. A mais importante é o THC (tetrahidrocanabinol), seu princípio ativo alucinógeno. Quando absorvido o THC fica estocado nos tecidos ricos em gorduras, com cérebro, testículos e ovários, por bastante tempo. Isto permite sua detecção no organismo mesmo 14 dias após um individuo ter fumado um único cigarro de maconha. Um de seus efeitos é alterar as percepções de tempo e espaço, o que traz dificuldades às pessoas que manobram máquinas, como os motoristas. O uso crônico pode causar oligospermia (diminuição do número de espermatozóides).
Cocaína e Crack:
A cocaína e o crack são drogas estimulantes do SNC (Sistema Nervoso Central) extraídas da folha de coca, de nome científico Erythroxylon coca e que cresce principalmente no Peru e na Bolívia. A cocaína é geralmente aspirada pelo nariz ou dissolvida e injetada na veia, enquanto que o crack é fumado. O crack é uma forma impura de cocaína, contendo cerca de 40% de cocaína pura. Os usuários experimentam excitação, aumento de atividade, agressividade,idéias delirantes com suspeita de tudo e todos, palidez acentuada e dilatação da pupila. Em doses elevadas, ambos podem provocar intensa excitação, com nervosismo, inquietação, irritabilidade, insônia, estados de paranóia (mania de perseguição). Às vezes, há aumento da agressividade, com atos de violência. Um efeito importante que a droga produz, é a sensação de poder que dá aos usuários. Como os efeitos estimulantes são curtos, logo após o uso, uma fase depressiva secundária pode acontecer, sendo comum o indivíduo repetir a dose, às vezes correndo o risco de morte por overdose (dose alta), freqüente com o crack. Devido às impurezas e a ações da própria droga, o risco de intoxicações graves, senão mortais, com o crack é mais imediato. Pneumonias químicas e fibrose (endurecimento) dos pulmões ocorrem com certa freqüência, podendo culminar com o enfisema pulmonar.

Tranquilizantes
Tranqüilizantes são drogas que deprimem o funcionamento do sistema nervoso central, reduzem a ansiedade, acalmam o usuário e o fazem sentir vontade de dormir. Drogas classificadas como benzodiazepínicos se tornaram as mais receitadas para problemas de sono e ansiedade. Exemplos desta classe de medicamentos incluem Valium, Librium e Xanax. Qualquer que seja o nome, o tranqüilizante tem um grande potencial para se tornar um vício. Essas drogas são seguras e eficazes se tomadas de acordo com a prescrição médica e por curtos períodos de tempo. Quanto mais tempo a pessoa toma a droga e quanto mais alta a dosagem, mais fica difícil para se parar de tomá-la.

Inalantes
Inalantes podem ser uma variedade de substâncias que produzem vapor, de gás do riso a cola. Eles são substâncias voláteis que primeiro estimulam e depois deprimem o sistema nervoso central, a respiração e outras funções corporais. Os efeitos imediatos dependem da substância utilizada e podem incluir euforia (que dura por minutos ou horas), alucinações, tontura, confusão e náusea. Os inalantes podem ser perigosos e causar a morte por problemas respiratórios ou cardíacos. A morte pode ocorrer inclusive durante o primeiro uso. Efeitos colaterais de longa duração incluem defeitos permanentes em órgãos como pulmões, rins, fígado e o sistema nervoso, perda de peso e dememória.

Ecstasy

Ecstasy é o nome genérico para uma droga sintética produzida especialmente para causar efeitos similares aos das outras drogas. O risco de overdose por ecstasy é muito mais forte porque em geral ele é produzido mais concentrado que as drogas que se quer copiar. Pode também estar contaminado por causa da maneira como é produzido.
O ecstasy vem em cápsulas ou na forma de pó que pode ser injetado ou inalado. Age como um depressor e um levealucinógeno que produz ansiedade e pode acabar gerando uma falha respiratória. Estudos em animais dizem que causa lesões cerebrais em ratos. Os usuários correm o risco de sofrer problemas no fígado, psicose, exaustão e problemas cardíacos.
Álcool
O álcool existente nas bebidas é também considerado droga, embora seja uma droga legalizada. Os processos de fermentação produzem bebidas com concentração de álcool de até 10%, mas é possível conseguir concentrações maiores com o uso da destilação. O álcool é usado principalmente por causar alegria e desinibir a pessoa. Os efeitos do álcool variam de acordo com o nível de consumo da bebida. Em níveis mais baixos, os principais efeitos do álcool são desinibição do comportamento (a pessoa começa a rir ou chorar por nada) e, ao mesmo tempo, a coordenação motora começa a diminuir. Com mais consumo, a coordenação motora fica ainda pior, a fala torna-se pastosa, os reflexos ficam lentos, além do surgimento de um estado de sonolência, diminuindo a capacidade de raciocínio e concentração. Em níveis muito elevados, a pessoa sente náusea ou vomita e "enxerga dobrado".Existem riscos de chegar ao coma ou morte por parada respiratória. Gastrite, diversas formas de doenças no fígado, alterações no sangue, doenças neurológicas e outras enfermidades são decorrências do uso prolongado e abusivo do álcool.

Heroína
A heroína pode estar na forma de um pó branco ou marrom que pode ser inalado, injetado ou fumado. Ela diminui a pulsação e o ritmo da respiração, causa uma queda na pressão sangüínea e relaxa os músculos. A pessoa sob os efeitos da heroína pode exibir falta de coordenação motora, reflexos lentos, olhos lacrimejantes, pupilas dilatadas e problemas na fala. Usuários também sofrem com a falta de apetite.
Além do perigo de se tornar um viciado, o principal risco de se usar heroína é a overdose, em especial quando a droga é injetada diretamente numa veia.

Tratamento

O tratamento é feito, em clinicas, especializadas no assunto, porém não é só porquê você está lá que vai acabar com a dependência, você precisa ajudar também, tomando os remédio e essas coisas. O tratamento só terá bons rendimentos, se o paciente estiver disposto, acabar com o vicio.
E quando acabar o tratamento, você não poderá nem passar perto das drogas, álcool etc, senão tudo voltará, e o esforço não adiantou nada.

OBS: Algumas drogas, depois de experimentadas, não tem mais tratamento.
 
Drogas matam ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário